Acredito que você já teve ou tem alguma mancha na pele, pois elas são bem comuns.
Mas existem diversos tipos de manchas na pele, sendo grave ou não. As manchas podem acontecer por cinco motivos, sendo eles:
Mas não se assuste, primeiro vou te mostrar cada tipo de mancha que a pele pode ter e quais cuidados você deve tomar.
Lembre-se: É de extrema importância procurar um Dermatologista profissional para um real diagnóstico.
Enquanto você não faz sua consulta, vou lhe apresentar 10 tipos de manchas de pele! Bastante, não é mesmo? Conheça abaixo cada uma delas.
São as manchas escuras nas mãos, braços, rosto e pescoço.
Seu surgimento acontece após aos 40 aos de idade, devido ao envelhecimento da pele causado pelo sol. Pessoas que tiveram uma exposição excessiva ao sol sem proteção é bem comum ter um acumulo maior de manchas.
Cuidados: As manchas mais claras e superficiais podem ser tratada apenas com esfoliação e hidratação, já as manchas mais escuras é necessário uma consulta com seu médico de confiança.
São manchas comuns, que aparecem devido a longa exposição ao sol, problemas hormonais e por predisposição genética.
A Melasma são manchas em tons de castanho, que geralmente ficam dispostas em partes do corpo como o colo, rosto e braços – as partes mais expostas ao sol. Elas são causadas pela própria mistura do sol com alguns dos hormônios femininos e, desta forma, podem aparecer com mais frequência em mulheres que usam anticoncepcionais ou que estão grávidas.
Cuidados: É essencial o uso diário de protetor solar com fator de proteção máximo e evitar longas horas de exposição ao sol. O tratamento deve ser contínuo, pois não há cura, a mancha sempre renasce com a exposição ao sol.
Para tratar é simples: Os médicos dermatologistas podem prescrever cremes clareadores, antioxidantes orais ou tópicos e tratamentos estéticos, como o peeling e o Laser, por exemplo.
São manchas causadas devido a uma alergia, que pode ser causada por alimentos, contato de objetos sob a pele e o uso de produtos.
As manchas são marrons e geralmente passam por irritação, gerando coceira.
Cuidados: Deve-se identificar a causa da alergia, de maneira que, possa evitar um próximo contato. E para aliviar a tensão, use pomadas anti-alérgica indicada pelo seu médico.
São manchas popularmente conhecidas como micose de praia, pois surge por conta de uma infecção por fungo, que causa o surgimento de várias manchas pequenas e esbranquiçadas na pele.
Cuidados: Use um creme antifúngico ou dependendo da extensão das lesões, será necessário o uso de medicamento oral.
É a famosa mancha de limão, é quando há exposição ao sol após a pele estar em contato com frutas cítricas, como limão ou laranja.
Em casos mais sérios pode até ocorrer o surgimento de bolhas.
Cuidados: Antes de sair pelo sol, lave bem a região da pele que esteve em contato, combinado?
São as manchas mais greves e que devem ter maior importância.
As manchas geralmente surge bem pequena, mas ela vai crescendo ao longo do tempo, podendo apresentar várias cores, formas ou bordas.
Cuidados: Qualquer suspeita, vá imediatamente a um dermatologista, pois quanto antes for dado um diagnóstico, maior a chance de cura.
Essas manchas são mais frequentes em pessoas obesas ou pessoas com doenças metabólicas. São manchas escuras que surgem na parte de trás do pescoço, axilas ou debaixo das mamas.
Cuidados: Consulte um especialista, que irá te indicar cremes clareadores e identificar a real causa. Em caso de obesidade é necessário uma dieta para uma vida mais saudável.
É o surgimento de manchas mais claras na pele, onde não há a produção de melanina.
É comum em locais como cotovelos, joelhos, rosto, pés e mãos. O vitiligo pode surgir em qualquer idade e sua causa ainda não é conhecida.
Cuidados: Consulte um dermatologista para que ele indique um tratamento específico para o seu caso.
A cicatriz de espinha é bem comum em jovens, pois é a época de maior intensidade dos hormônios que geram as espinhas.
Cuidados: Consulte um dermatologista que te indicará um creme adequado a seu caso e evite exposição ao sol.
Este tipo de mancha não tem tratamento, mas você consegue mascarar, clareando o resto.
Ela se forma devido exposição excessiva ao sol e este causa uma toxicidade na célula e esta deixa de produzir melanina. É irreversível!
Por isso se previna com o filtro solar!
Incrível como as manchas na maioria das vezes são causadas pela exposição ao sol.
Com isso, ficou claro que o uso diário de filtro solar com alta proteção é obrigatório em nossa rotina. Recomendo que leia esse artigo sobre manchas causadas pelo Sol.
E se você não tem esse costume, corra atrás do prejuízo e não esqueça de se cuidar e proteger, pois o efeito do sol na pele é acumulativo.
Em dias de verão e piscina, use a cada duas horas, e te garanto que mesmo com o protetor solar, você conseguirá ter uma pele bronzeada, sem desculpas, hein!
E além de usar o filtro todos os dias, quais outros cuidados podemos ter para evitar as manchas na pele? Siga as regrinhas a seguir para ter uma pele bem cuidada:
Todo cuidado é muito importante, pois uma pele bem cuidada estará mais protegida.
Tenha costumes diários, que se cuidar será algo prazeroso e não um desafio.
Espero ter esclarecido sobre os tipos de manchas, e não esqueça de deixar sua opinião, elogio, ou dúvida nos comentários! Grande Abraço.