Você consegue diferenciar um tipo de mancha de pele? Dificilmente, mas isso é totalmente compreensível, uma vez que existem diverso tipos de manchas e elas são variadas, assim como as suas causas e tratamentos. No geral, elas são causadas tanto pelo aumento como pela diminuição da melanina (pigmento responsável pela coloração da nossa pele). Dessa forma, sempre que a cor da nossa pele normal mudar, você pode estar com algum problema.
Com base nisso, vamos conhecer neste artigo 4 diferentes tipos de manchas de pele, suas causas e tratamentos.
Os cloasmas são as melasmas que ocorrem na gestação. Assim, o tratamento é o mesmo, mas deve ser mais natural, já que várias substâncias (principalmente as presentes nos antioxidantes, por exemplo) não podem ser utilizadas durante a gravidez.
As manchas de pele “senis” são aquelas que aparecem junto com a idade. Elas também surgem em locais com exposição frequente ao sol, como braços, mãos, pescoço e rosto.
As manchas senis são uma mistura entre marquinhas escuras e manchas brancas, ou seja, mais claras ou escuras do que a cor natural da pele. Algumas também podem aparecer em tons de roxo.
Elas surgem pela ação do sol, fator genético e principalmente pela idade. Para prevenir é necessário utilizar protetor solar. O tratamento pode ser realizado com o laser Rubi, que consegue eliminar a pigmentação escura causada por essa mancha de pele.
Você sabia que a sarda também é um tipo de mancha de pele? Na verdade, elas são manchas causadas também pela exposição ao sol, só que aparecem somente na infância ou durante a adolescência. Ela geralmente aparece em pessoas que têm a pele muito clara.
Não há necessidade de tratamento para as sardas, a não ser que elas incomodem – ou aumentem de forma muito agravante. Para tratar são indicados alguns tipos de ácidos para peeling, cremes e até mesmo tratamento a laser para casos mais graves.
Uma das mais famosas é a mancha de pele causada pela combinação entre o limão, nossa pele, e o sol. Além do limão, o indivíduo também deve se cuidar com outras frutas cítricas, além de leguminosas como mostarda, salsa, coentro, nabo e outros.
Quando o suco de tais alimentos entra em contato com a pele humana se deve lavar o local e evitar ao máximo a exposição ao sol.
O tratamento desse tipo de mancha de pele costuma ser mais lento, chegando a meses. No geral, são utilizados cremes com base de corticosteroides.
Tenha muito cuidado com a exposição da pele ao Sol, pois você já deve ter percebido que na maioria dos casos de manchas na pele, a principal causa é a exposição ao sol. Use filtro solar sempre!
A combinação de frutas cítricas com o sol também pode gerar manchas na pele, então, fique atento, qualquer gota de suco cítrico na pele, lave o local.
E não se esqueça de deixar as suas dúvidas no campo para comentário logo abaixo, responderemos todas.
Se curtiu, compartilhe 😉
Procure seu dermatologista, sempre que surgir uma mancha em sua pele, pois só ele será capacitado para avaliar sua mancha e fazer o tratamento mais adequado.