Rua Ademar de Barros, 53 - Centro (Piso Superior da Clinica Femina)(19) 3834-4200 | (19) 3834-6419contato@fitestetica.com.br

RECEBA NOSSAS DICAS EXCLUSIVAS
EM SEU E-MAIL GRATUITAMENTE

A Fit Estética oferece dicas exclusivas
para todas as pessoas que se cadastram em nossa lista.
CADASTRE-SE AGORA
Cadastre-se em nossa Newsletter

Estresse emocional: 25 de riscos que ele lhe oferece!

Post 5 of 38
Estresse emocional: 25 de riscos que ele lhe oferece!

Atualmente, para a maioria das pessoas, o caos já se tornou rotina, contudo milhares de pessoas estão sofrendo com o estresse emocional. A calma é quase uma raridade, principalmente nas questões profissionais e familiares.

Aposto que você já passou por diversas situações em que você pensou:

Eu deveria ter deixado isso pra lá!

Realmente, você poderia ter deixado de lado, mas devido ao estresse acumulado por diversos motivos, não conseguiu contornar a situação e por consequência acabou fazendo a famosa “Tempestade em copo d’água”.

Mas afinal, o que é estresse emocional?

estresse-emocional

O estresse emocional é causado por diversas situações cotidianas e rotineiras, que antes de sofrer as alterações emocionais eram situações simples como: Receber uma crítica no trabalho ou ter que passar por um congestionamento no meio do trânsito.

Mas conforme essas simples situações vão ocorrendo com maior frequência e vão se tornando complicadas de se lidar, o emocional da pessoa vai ficando a cada dia mais carregado e mais sensível. Veja abaixo 7 sinais de que você está estressado (a) emocionalmente.

7 sinais mais comuns:

sinais-do-estresse-insonia

  1. Irritabilidade;
  2. Indecisão;
  3. Julgamentos errados;
  4. Insatisfação;
  5. Insônia;
  6. Falhas na memória;
  7. Diminuição de entusiasmo.

São tantos sinais, que não é difícil identificar esse tipo de estresse, mas o mais difícil é aceitar que ele tomou conta da sua rotina.

Para te ajudar a lidar com esse sentimento, vou te mostrar as principais causas, assim, ajudando a combater seu estresse. Afinal, ninguém deseja um caos na rotina.

6 Principais causas do Estresse Emocional

diversas-fases-emocionais

Como disse anteriormente, vou te mostrar 6 desgastes emocionais, que são considerados os principais motivos desse problema.

  1. Baixa resistência à frustrações: São situações que as pessoas se aborrecem facilmente.
  2. Ameaça constante: São pessoas que sentem medos, assim, gerando atitudes de recuo e afastamento.
  3. Competitividade: São pessoas que deseja uma coisa ao mesmo tempo que a outra pessoa.
  4. Falta de tempo para si mesmo:  São situações de falta de organização, tempo mal administrado.
  5. Ansiedade Constante: Pessoas que tem um comportamento aflitivo ligado a uma sensação constante de perigo.
  6. Baixa autoestima: São pessoas que não se valorizam.

Acredito que você se identificou com alguma das situações acima em algum momento de sua rotina, não importa se foi em coisas pequenas ou até mesmo em situações mais complexas, de qualquer forma, é o princípio para um sintoma de estresse.

Já vimos que os sinais e as principais causas são casos rotineiros, mas você sabia que o estresse emocional pode se manifestar de outras maneiras, ou seja, através de doenças!

Doenças que o estresse emocional pode causar

dor-de-cabeca-causada-por-estresse

Esse tipo de doença psicológica muitas vezes é levado como algo comum que todo mundo tem, mas na verdade é um causador de diversos problemas que enfrentamos, e não identificamos o por quê.

Os principais problemas que podem ser gerados a partir do estresse emocional são:

  • Dor de cabeça;
  • Insônia;
  • Agitação;
  • Febre;
  • Tristeza, mau humor e irritabilidade;
  • Queda de cabelo;
  • Baixa resistência;
  • Pressão arterial alta;
  • Cansaço;
  • Gastrite ;
  • Prisão de ventre;
  • Ganho ou perda de peso;
  • Entre outros.

Após avaliar esse diversos sintomas do estresse, acredito que você irá levar esse assunto muito mais a sério.

Ninguém deve ser refém de um sentimento ruim por causa de rotina que somos obrigados a enfrentar na atualidade.

Entendo que não é simples lidar com as situações diária, que as vezes nos tiram do sério, é necessário praticar a calma para que o estresse se torne algo raro de acontecer e não diário.

Então nada melhor do que te contar 8 dicas de como evitar o estresse emocional.

Mantendo a calma – 8 dicas de como evitar o estresse emocional

mantendo-a-calma

1 – Identifique os fatores estressantes

O primeiro passo é reconhecer e identificar todos os momentos e pessoas que tiram você do sério, assim, você conseguirá saber onde deve mudar as suas atitudes. Fique de olho em sua rotina e identifique de forma clara, cada momento.

2 – Elimine compromissos desnecessários

Dê valor apenas aos compromissos que são de real importância, não se desgaste por pouco, pois em pequenos momentos o estresse pode ser grande.

3 – Controle

Outro ponto importante a ser analisado é a questão de controle em nossas vidas, temos que entender que não podemos levar o mundo nas costas e que nem tudo está ao nosso alcance, se preocupe apenas em fazer a sua parte, pois nem tudo é possível ter o controle.

4 – Simplifique a vida

Este item é para completar com o terceiro, pois o simplificar as situações é o modo mais eficaz contra o estresse, pois com calma tudo fica mais simples, dessa forma fica mais fácil de resolver cada problema da vida.

5 – Diminua o passo

É muito fácil ter uma rotina acelerada, que deseja fazer mil coisas ao mesmo tempo e junto dela vem o estresse, por isso, diminua o passo, desacelere, as vezes ter calma não é tão difícil quanto parece, basta não ter pressa, resolva com calma, sem dispersão e sem correria, garanto que o resultado será outro.

6 – Deixe o trabalho

Pode parecer ótimo terminar aquela tarefa em determinado dia, mas tenha calma, é super importante respeitar o horário de trabalho. Chegou em casa? Desligue do seu trabalho! Deixe cada coisa em seu lugar, com isso, você evita o cansaço e consegue trabalhar tranquilamente no outro dia.

7 – Ajude os outros

Ajudar o próximo é sempre bom, uma boa ação nunca lhe fará mal, pode ser um simples gesto de ajuda com o parceiro de trabalho ao lado. Não pense que está perdendo o tempo, apenas relaxando um pouco do seu foco e ainda por cima podendo ser útil para outras pessoas.

8 – Seja grato

É fundamental lembrar de agradecer sempre, pois a gratidão faz a diferença na vida, é um enorme passo em direção ao relaxamento e desapego das coisas ruins de sua rotina. Agradeça cada dia, e sinta-se tranquila e alegre. Deixe as coisas acontecerem, pode dar certo 😉

 

Seguir essas 8 dicas não é tão difícil, nesse caso, deixar o estresse e todos esses riscos de lado é algo que pode ser feito. Dê um passo de cada vez, mude um pouco de cada vez, crie comportamentos para que se torne parte de sua rotina.

Também temos esse artigo que fala um pouco mais sobre os principais sintomas do estresse, recomendo que leia ele também.

Espero que tenha te ajudado, não esqueça de deixar suas dúvidas nos comentários!

Quer deceber dicas de estética e beleza
Junte-se a mais de 537 pessoas que já recebem nossas dicas!
(não se preocupe, não enviamos spam)

Clique abaixo e cadastre-se gratuitamente...

MENU